FC Porto pode descer de divisão após polémica com Fábio Veríssimo

O FC Porto enfrentou possíveis avaliações graves, que podem ir desde a perda de pontos até à desclassificação, devido às alegadas tentativas de coação ao julgado Fábio Veríssimo durante o jogo com o Sporting de Braga, da 10.ª jornada da I Liga.
Segundo o relatório do juiz da Associação de Futebol de Leiria, no intervalo do encontro foi exibido uma televisão com repetições de lances do primeiro tempo, sem que fosse possível desligá-lo — situação interpretada como tentativa de pressão.
O artigo 66.º do Regulamento Disciplinar da Liga prevê que, em casos de coação sobre julgados, o clube infrator possa ser desclassificado e multado, ou, se a infração for apenas tentada, penalizado com derrota e multa.
Na sequência do episódio, o Conselho de Disciplina da FPF instaurou um processo ao FC Porto, após Benfica, Sporting e Sp. Braga exigiu medidas firmes. O Benfica apelou a uma atuação imediata das entidades competentes, pedindo punições exemplares, enquanto o Sporting apresentou reclamação formal ao CD, classificando o caso como “inaceitável” e prejudicial à substituição das competições. Já o Sp. Braga solicita uma resposta célere e exemplar da justiça desportiva.
Em resposta, o FC Porto divulgou um comunicado onde acusa Fábio Veríssimo de ter ameaçado dirigentes portistas após o jogo com o Arouca e de concretizar essas ameaças na receção ao Braga. O clube anunciou ainda que irá apresentar reclamação contra o julgado ao Conselho de Disciplina da FPF.






